VENDAS DE PÁSCOA CRESCEM 4,7% EM SC, APONTA FCDL

A Páscoa deste ano surpreendeu positivamente o comércio em Santa Catarina. Pesquisa feita pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL-SC) junto a empresários do varejo das 20 maiores cidades do Estado apurou que as vendas para a data cresceram 4,7% em faturamento frente ao mesmo período do ano anterior, resultado maior que a alta de até 4,5% projetada pelo setor. O mesmo ocorreu com o ticket médio. Os empresários estimaram que a maioria investiria em presentes até R$ 100, mas chegou a R$ 154,28.

Normalmente, o resultado acima do esperado seria atribuído ao otimismo do consumidor com o ritmo da economia do país. Mas para o presidente da FCDL/SC, Ivan Tauffer, não foi isso que ocorreu.

— Na verdade, acho que foi um pouco diferente. Os novos governos, tanto do Brasil quanto do Estado, não apresentaram fatos novos relevantes. Havia uma expectativa de que tudo ia mudar. O consumidor ficou esperando essa dita mudança, mas ocorreram apenas pequenas alterações no início do governo. Como não aconteceu o esperado, isso se refletiu no consumo. As pessoas viram uma estabilidade na política e na economia e foram às compras na Páscoa – concluiu Tauffer.

Entre os entrevistados pela federação, 70,54% registraram vendas maiores que na Páscoa anterior. E as compras não se restringiram a chocolates. O varejo vendeu bem confecções, calçados, acessórios e produtos de bazar. A pesquisa apurou também um uso maior de carnês para o pagamento de compras.

Fonte: NSC Totoal - Coluna - Estela Benetti

Tópicos: Economia, Comércio, Vendas, Páscoa