FIM DE ANO COM MUITAS VENDAS E INÍCIO DE ANO COM POUCOS RECEBIMENTOS

Que o final do ano é a época de maior movimentação quando o assunto é vendas, disso já sabemos. As lojas investem e se preparam para esta data. Tanto que os catarinenses compraram mais neste Natal, é o que aponta o levantamento da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC). Realizado junto às empresas associadas com atuação no varejo nas 20 cidades do estado de maior potencial de consumo, os dados indicaram o crescimento de 4,9% no volume de vendas em relação ao mesmo período em 2018.

Dados muito bom para os comerciantes brasileiros, não é mesmo?

Mas o que fazer, se as vendas são boas no final do ano, mas no começo do ano as pessoas não honram com o compromisso e não pagam as contas?

A primeira coisa a fazer é entender que “cobrar” e “negociar” são duas coisas diferentes.

Cobrar é um processo onde se busca receber algo que nos pertence ou é devido. É exercida uma certa pressão por parte do credor e, se não houver engajamento por parte do cliente, o cobrador evidencia as consequências do não pagamento.

Negociar é um processo de comunicação de interesses comuns para chegar a uma decisão conjunta.

Em geral, a situação de inadimplência ocorre por dois motivos:

Inadimplência por incapacidade financeira

Nesse caso, são clientes que atrasam por motivos inesperados, como a perda do emprego, doença na família, má administração financeira familiar, etc.
Inadimplência por caráter (proposital).

É o caso dos devedores que negam seus débitos, adiam decisões, não se importam com a cobrança e às vezes até ironizam o credor.

Com o primeiro tipo de cliente é preciso negociar, informar com clareza quais são os débitos e buscar zerar todas as possibilidades de acordo, negociando prazos e condições, antes de tomar a decisão de negativá-lo.

Com o segundo é preciso cobrar e mostrar todas as desvantagens da inadimplência, falando sobre a negativação do CPF.

Então se você possui inadimplência em sua empresa a CDL Indaial possui ferramentas que lhe irão auxiliar na recuperação de créditos de forma rápida e correta através do sistema SPC.

Fontes: Fernando Gouveia Scc Check e FCDL-SC

Tópicos: Vendas, Recuperação, Inadimplência