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Informação é a chave do negócio

Vendas, campanhas de marketing e relacionamento duradouro com clientes e fornecedores dependem de um bom banco de dados 

Você já se preocupou em construir um banco de dados sobre seus clientes atuais e potenciais? Ter sempre à mão informações cadastrais de quem compra na sua loja e conhecer adequadamente seus hábitos de consumo são fundamentais para o sucesso comercial das empresas e podem direcionar todo o planejamento estratégico do comerciante, de qualquer porte ou segmento econômico. Desde informações básicas, como nome completo, endereço e data de nascimento, até dados mais complexos, como utilização de redes sociais, ajudam as empresas a conhecer melhor seus clientes. 

Dispor dessas informações de modo organizado e de fácil consulta possibilita às empresas oferecer produtos e serviços muito mais adequados para cada consumidor, reduzindo os riscos que um investimento mal direcionado pode acarretar. Resumindo: se você, empresário, atirar para todos os lados, poderá até acertar o alvo, mas com toda certeza vai gastar muito mais munição do que se mirar o alvo antes. E é justamente para isso que serve uma base de informações de clientes, também chamada mailing list: auxiliar o empresário a conhecer seu público para mirar no alvo correto. 

Conhecer o próprio cliente é, antes de tudo, uma vantagem competitiva. Com a concorrência cada vez mais acirrada e o uso intensivo de ferramentas de tecnologia, as empresas veem-se em meio à necessidade de se aprofundarem no estudo de cada cliente. Uma das maneiras mais eficazes de atender o cliente com qualidade e conhecimento de causa é o uso de um bom banco de dados. Mantendo um banco de dados de clientes com informações atualizadas e confiáveis – como endereço residencial, telefones, e-mail e até mesmo hábitos recentes de compras –, é possível identificar o perfil do público-alvo, o que permite à empresa adequar seu plano de marketing com promoções, campanhas, disparos de e-mail marketing ou uma venda por mala direta, por exemplo.

Benefícios de um cadastro atualizado de clientes

– Poder alertar os clientes sobre as novidades da sua empresa.

– Sempre oferecer produtos e serviços complementares que despertam atenção.

– Fidelizar o relacionamento, uma vez que sua agenda está atualizadíssima.

– Fazer relação pós-venda e cuidar melhor do seu cliente. Assim, ele sabe que você pensa nele não apenas na hora de vender.

– Usar as melhoras estratégias de marketing digital. Hoje, todos nós estamos na internet e redes sociais.

– As áreas de vendas e de recuperação de crédito são algumas das mais beneficiadas quando a empresa dispõe de um bom banco de dados.

– Prevenir contra fraudes, utilizando as informações dos clientes para confirmar a legitimidade do endereço e documentos apresentados.

 Seja para atender às expectativas dos clientes quanto ao serviço oferecido, seja para surpreendê-lo em novas ações de marketing, é necessário oferecer um relacionamento personalizado. Informação gera conhecimento de causa e, consequentemente, contribui para a construção de um relacionamento duradouro com o cliente. O consumidor, quando entra na sua loja, busca muito mais do que o produto. Ele busca uma relação de confiança, segurança e atenção no ato da compra.

Por isso, a grande dica é que a construção de um banco dados não deve ser pensada apenas na relação entre empresas e clientes (B2C), mas também nas transações que envolvem empresas nas duas pontas (B2B). Informações de fornecedores também são fundamentais para manter a segurança e confiabilidade no relacionamento. Para que a base de dados seja de fato eficiente, dois pontos são importantes: é preciso mantê-la sempre atualizada e ela deve agregar informações confiáveis e que de fato façam a diferença na hora de traçar o perfil dos clientes. Um mailing defasado e com dados errados ou imprecisos pode causar retrabalhos e desperdiçar dinheiro da sua empresa. Pense nisso!

Fonte: Revista Varejo S.A.

Tópicos: Fidelizar, Estratégia, Marketing Digital, Clientes

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