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Como organizar sua vitrine e vender mais

Você já parou para pensar quantas vezes entrou em uma loja só por ser atraído por algum produto exposto na vitrine? Isso acontece inúmeras vezes inconscientemente. A vitrine é uma poderosa ferramenta de vendas, segundo pesquisas, a visão é responsável por 83% das decisões de compra do cliente. Ao mesmo tempo que este meio pode atrair clientes, se ela não for bem elaborada, pode afastar o consumidor. Confira algumas dicas de como organizar sua vitrine e vender mais! Lembre-se que para isso não são necessários grandes investimentos, afinal ela pode ser composta em maioria por mercadorias e a outra parte pela decoração.

Para iniciar a organização de uma vitrine com potencial de vendas é essencial cuidar da limpeza, afinal você entraria em uma loja que passasse a imagem de ser suja? O foco principal é nos vidros, que acabam sujando com facilidade, não deixe exposto nada que contenha poeira, a limpeza deve ser constante.

Você tem dúvidas de quantos produtos colocar? Quais escolher? Sua vitrine é pequena? Não se desespere, o tamanho não é documento! A estratégia é saber dispor as mercadorias da forma certa. Procure não abarrotar o local, escolha os artigos mais procurados, coloque as promoções e lançamentos. Lojas de higiene normalmente são procuradas para a compra de materiais de limpeza doméstica, porém podem existir clientes que irão a sua loja em buscas de utensílios para a limpeza automotiva, limpeza institucional, hospitalar e jardinagem, eles até podem ser minoria, mas também fazem parte do faturamento da loja. Descubra o seu público-alvo, exponha na vitrine artigos que eles comprariam. É importante mesclar os produtos em relação ao preço, apresente os que trazem mais lucratividade, opções mais procuradas como água sanitária, sabão em pó, saco de lixo, papéis e entre outros.

Procure exibir mercadorias que tenham relação entre si, fazendo com que o consumidor sinta necessidade de levar outros produtos, por exemplo, apresentar vassoura ou mop próximo a itens de limpeza destinado ao piso, pano microfibra próximo a um limpa vidro. A regra dos terços comum na fotografia pode ser usada também na elaboração da vitrine, procure deixar com espaços vazios, evitando assim a poluição visual, isso ajuda a deixar em foco realmente o necessário. Uma ideia muito legal é realizar uma composição com caixas granjeiras, aproveitando para expor os produtos criando uma disposição que chama muito a atenção.

A vitrine é um vendedor silencioso e não pode passar despercebida, então procure sempre decorá-la. Ela deve intensificar a escolha do cliente e ter relação com o produto, você pode colocar quadros de casas com ambientes bonitos, isto vai dar a ideia de que usando os itens expostos a casa do consumidor pode ficar igual ou mesmo sentir a sensação de aconchego.

A composição das cores na vitrine devem ser escolhidas com atenção, cada tonalidade remete a uma “sensação” ao consumidor. O amarelo estimula o otimismo, o vermelho remete a urgência, preto lembra a sofisticação usado na venda de artigos de luxo. Para a vitrine de produtos de limpeza por exemplo, é interessante utilizar as cores azul e branco, elas provocam a sensação de higiene, frescor e limpeza, o ideal para esse segmento. Em uma ação promocional ou liquidação a combinação amarelo e vermelho é ótimo.

Uma boa ideia é montar uma vitrine elaborada a partir de uma data comemorativa. Temos dia das mães, pais, namorados, natal entre outras datas. Filmes, esporte, estações do ano também podem compor as vitrines, abuse da criatividade! Aproveite o dia dos pais como uma forma de alavancar suas vendas, os filhos vão em busca das lojas para comprar um presente que possa trazer um momento especial, deixe sua loja no clima, inclua na vitrine itens para a limpeza automotiva, artigos para o churrasco, jardinagem, enfim, coloque na vitrine mercadorias que os filhos comprariam para presente. Aliás, você pode colocar letreiros no vidro desejando feliz dia dos pais, ou frases que tenham ligações com os produtos expostos “presentes pro melhor piloto do mundo”, “meu pai é um super herói” As olimpíadas também podem virar tema para vitrine, na decoração use cores como azul, amarelo, preto, verde e vermelho, bandeiras, tocha, balões podem ser introduzidos na decoração. Lembre-se de relacionar os temas com seus produtos.
Sempre informe os preços dos produtos expostos na vitrine, não exibir o valor pode acarretar em perdas de clientes, afinal eles não saberão se é vantagem realizar a compra na sua loja, as vezes pode dar a impressão de que as mercadorias são caras.

Fonte: Portal Goedert

Tópicos: Vendas, Vitrine, Cliente, Produto

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